Sete veículos flagrados emitindo fumaça em excesso

28 de setembro de 2015 - 15:02

Seg, 28 de setembro de 2015, 15h03

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra no interior do Ceará. As fiscalizações ocorreram no período de 22 a 24 de setembro, nos municípios de Tianguá, Sobral e Baturité, respetivamente. Durante os três dias foram vistoriados 421 veículos. Desses, sete receberam uma multa no valor de R$ 1.459,14 por estarem emitindo fumaça acima do permitido.

O programa tem o objetivo de minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de material particulado oriundo dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. Além do trabalho fiscalizatório, a Semace busca conscientizar os responsáveis pelos carros de que a manutenção do veículo é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

Para medir a intensidade de fumaça emitida automóvel, a equipe da Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, o técnico da autarquia faz uma comparação visual da tonalidade do material particulado expelido pelo escapamento com o da cartela.

A emissão de fumaça em cores mais brandas indica que o carro está dentro dos padrões estabelecidos, que são 20 e 40% na escala. Mas se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois está entre os percentuais de 60, 80 e 100%, proibidos pela legislação.

Apoio

A Semace contou com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) durante as blitze.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov