Semace e entidades trabalham para ampliar multiplicadores do Cadastrado Ambiental Rural no Ceará

21 de setembro de 2015 - 13:47

Seg, 21 de setembro de 2015, às 13h19

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Florestal (Diflo) está disponibilizando equipe técnica nos municípios cearenses para treinar e capacitar os servidores públicos municipais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O intuito da Autarquia é que eles sejam pontos focais de atendimento gratuito aos pequenos proprietários e possuidores rurais no seu município.

Sob essa perspectiva, a Semace tem como objetivo promover o acesso à informação que constitui uma ação estratégica para adesão dos proprietários e posseiros ao CAR. Neste sentido foi elaborado um Plano Operacional para o estado do Ceará, envolvendo entidades do sistema de meio ambiente, desenvolvimento agrário e entidades de classe e sindicatos de trabalhadores rurais.

Com isso, a Superintendência formalizou parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) promovendo cursos de capacitação para servidores de órgãos dos municipais, preferencialmente ligados aos órgãos ambientais, agricultura, além de outras pastas. “Quanto ao Estado, a parceria propicia o desenvolvimento de atividades integradas com Idace, Sema, Semace, SDA, denominada turma piloto e em seguida as ações foram ampliadas para as entidades ligadas à extensão rural (ATERS) e do terceiro setor”, explica a técnica da Diflo, Tereza Farias.

A Semace inicia o atendimento nos escritórios regionais localizados no Crato e Sobral, além da sede em Fortaleza, na Diretoria Florestal. As instrutoras e as engenheiras florestais da Diflo, Marcela Mendonça e Jaine Cubas, realizaram capacitações para o público do próprio estado com o apoio do Idace, com o objetivo destes servidores divulgarem a importância e obrigatoriedade do CAR e possam ser reconhecidos como pontos focais, para atendimento de acordo com a capacidade de suporte técnico e de condições de logística disponíveis.

“A parceria com o poder público municipal tem sido muito importante e essencial para ampliar o atendimento bem como a participação dos representantes dos sindicatos e movimentos sociais. A forma de realizar este trabalho ocorre por meio de ações de mobilização, nos municípios e eventos governamentais”, ressalta Tereza da Diflo. Ainda segundo ela, a Semace, por meio da Diflo, realiza o treinamento com carga horária de 32/horas acrescidos de oito horas para atendimento aos agricultores com áreas abaixo de quatro módulos fiscais.

A partir dos 13 territórios rurais as atividades referentes ao CAR foram iniciadas: no Cariri, Inhamuns, Jaguaribe, Sertão Central, Região Metropolitana, Maciço de Baturité, Centro-Sul estando em etapas diferenciadas de execução conforme dados discriminados na planilha abaixo.

Capacitação CAR -CE
Território Rural Região Metropolitana de Fortaleza
Municípios entidades número de capacitados
Aquiraz 4
Caucaia 4
Fortaleza IDACE, SENAR, SEMA, SDA 26
Guaiúba 2
Horizonte 1
Maracanaú 1
Maranguape SEMA 1
Pacajus 1
Pacatuba 2
Território Rural do Maciço de Baturité
Municípios entidades número de capacitados
     
Pacoti SEMA 1
Território Rural do Litoral Leste
Municípios entidades número de capacitados
Beberibe IDACE 1
Território Rural do Vale do Jaguaribe
Municípios entidades número de capacitados
Jaguaribe
Jaguaruana CENTEC 1
Limoeiro do Norte SMDR, Sec. Agric. 2
Morada Nova Sindicato rural e sind. Patronal 2
Palhano Prefeitura 1
Quixeré Prefeitura 3
Russas SMA, Prefeitura, Ematerce 5
Tabuleiro do Norte Câmara munic., Ematerce, SMA, SDR 4
Território Rural do Vale Curu e Aracatiaçu
Municípios entidades número de capacitados
Itapipoca 2
Território Rural do Cariri
Municípios entidades número de capacitados
Barbalha   1
Caririaçu SEMACE, 2
Crato SEMACE, 9
Farias Brito 1
Jardim 3
Mauriti 1
Nova Olinda 1
Salitre 2
Várzea Alegre 2
 
Território Rural do Sertão dos Inhamuns – Crateús
Municípios entidades número de capacitados
Crateús 2
Tauá 4
Território Rural de Sobral
Municípios entidades número de capacitados
Santana do Acaraú 2
Sobral SEMACE, 2
Território Rural do Sertão Central
Municípios entidades número de capacitados
Piquet Carneiro 2
Quixeramobim IDACE 2
Território Ruraldo Centro Sul e Vale do Salgado
Municípios entidades número de capacitados
Acopiara 2
Território Rural do Litoral Extremo Oeste
Municípios entidades número de capacitados
Granja 2
Pentecoste 1
Uruoca 2


CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no CAR. A Diretoria Florestal da Semace é a responsável em dar essa assistência aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov