Oito carros autuados em blitze de combate à poluição atmosférica

1 de setembro de 2015 - 15:43

Ter, 1 de setembro de 2015, 15h43

Os municípios de Crateús, Boa Viagem e Canindé foram os escolhidos pela equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para receber blitze no período de 26 a 28 de agosto, respectivamente. As ações resultaram em 421 carros vistoriados e oito autuados. Os veículos autuados receberam uma multa no valor de R$ 1.459,14.

Com a realização das blitze, a Semace visa minimizar a poluição ocasionada pelo material particulado emitido pelos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. O índice de fumaça é medido através da escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões até 40% são consideradas normais. Acima disso o veículo é autuado e multado.

Contudo, os responsáveis pelos carros flagrados emitindo fumaça acima do permitido podem conseguir uma redução de 50% do valor da multa. Para que isso ocorra, é necessário que o veículo seja levado para uma nova vistoria na Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, e o resultado constate que a emissão de fumaça está dentro dos padrões adequados.

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças ligadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.

Apoio

Em Crateús a Semace contou com a ajuda da Polícia Militar. Nos outros dois municípios as ações foram acompanhadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov