Governador quer regulamentar o Parque do Cocó até o final do ano

27 de agosto de 2015 - 08:56

Quin, 27 de agosto de 2015, 08h53

O Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó entregou na tarde desta quarta-feira (26) ao governador Camilo Santana uma proposta de regulamentação da área do parque. O documento é resultado de estudos e discussões realizadas entre os integrantes do Fórum, que inclui representantes do Governo, da Prefeitura de Fortaleza, das mais diversas entidades e organizações não governamentais, além da sociedade civil e do Ministério Público Federal.

Durante a reunião, Camilo reafirmou o compromisso em regulamentar o espaço até o final do ano. “Pedi ao secretário Artur Bruno que ouvisse todas as propostas e, até por uma questão de coerência com a minha formação acadêmica, me comprometi em garantir esta regulamentação, principalmente ouvindo o que a sociedade tem a dizer”, afirmou.

A partir de agora, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai promover audiências públicas para estudar as propostas apresentadas na reunião. “Vamos estudar o plano apresentado pelas entidades e aperfeiçoar, a partir deste documento, a melhor proposta para regularizar o parque”, garantiu o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará, Alessander Sales, foi quem apresentou o documento que propõe que o parque se transforme em uma área de proteção integral. “Sugerimos que a delimitação seja feita por decreto e que o parque seja utilizado para as atividades de lazer e de turismo ecológico preservando os ecossistemas que atualmente existem lá”, disse.

Compareceram também ao encontro os secretários Élcio Batista (chefe de Gabinete); Alexandre Landim (Casa Civil); o Superintendente da Semace, Ricardo Araújo; o promotor de Justiça, Raimundo Batista; representando o Ministério Público Estadual; os vereadores de Fortaleza Evaldo Lima e João Alfredo e representantes de diversas entidades como Universidade Estadual do Ceará e Instituto de Arquitetos do Brasil.

26.08.2015

Lúcio Filho