Projeto de reestruturação do mapeamento do ZEE é discutido por Semace e Sema

31 de julho de 2015 - 10:45

Sex, 31 de julho de 2015, 10h39

O Projeto de Reestruturação do Mapeamento do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira e Unidades de Conservação Costeiras foi tema de uma palestra ocorrida na manhã desta terça-feira (28), na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para colaboradores da autarquia e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Na ocasião, Izabel Cecarelli (diretora) e Alex Sousa (geógrafo), ambos da Geoambiente, empresa executora, discorreram sobre o assunto. Também estiveram presentes os consultores George Satander e Norberto Horn.

O momento foi iniciado com o titular da Semace, José Ricardo Araújo, que deu as boas vindas aos técnicos da Geoambiente e falou sobre a importância do projeto que vem sendo desenvolvido desde 2013, cuja conclusão está prevista para este ano. O evento teve o intuito de divulgar as ações executadas no âmbito do projeto e convocar os colaboradores vinculados ao sistema estadual do meio ambiente à contribuir com sugestões que visem aprimorá-lo.

O gestor do contrato e idealizador do projeto, Luís Correia, falou aos convidados, enaltecendo a estrutura da empresa Geoambiente e a seriedade com a qual estão aplicando a metodologia. “Os resultados estão excelentes”, ressaltou Correia.

Membro da comissão interna instituída em maio para analisar e avaliar o projeto, Carolina Braga (Diretoria de Fiscalização da Semace), falou sobre a comissão que é formada por técnicos da casa e sobre o objetivo do evento: “Formamos uma comissão composta por técnicos desta Superintendência e temos uma grande responsabilidade. Não se trata do ZEE em sua integralidade, mas de uma das partes mais importantes deste instrumento, o mapeamento. Esse é um momento de juntarmos ideias e colocarmos propostas a serem acrescentadas no projeto que já vem sendo executado e cujos resultados irão repercutir na qualidade dos nossos trabalhos. É preciso saber quais são as grandes vantagens dele e discutir as possibilidades de acolher ou não as propostas para sua implementação”, disse Carolina.

Durante as explanações, a empresa Geoambiente apresentou tópicos sobre área de interesse, produtos, descrição das etapas, insumos, cronograma, metodologia e alguns resultados do projeto. De acordo com a empresa, o objetivo geral é reestruturar, atualizar e aprimorar o mapeamento do ZEE da Zona Costeira do Ceará, conferindo maior grau de precisão para o posicionamento cartográfico das Unidades Geoambientais. “Ao alcançar essa meta, o projeto irá conferir maio grau de precisão para o posicionamento cartográfico dessas Unidades, o que proverá suporte técnico à Semace na execução de suas atividades de planejamento, licenciamento e monitoramento ambiental”, destacou a Geoambiente.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace

Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov