Zona costeira é tema de palestra promovida pela Semace

5 de junho de 2015 - 15:25

Sex, 05 de junho de 2015, 15h22

Os impactos ambientais na zona costeira foi tema de uma palestra realizada na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para técnicos da Autarquia, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A palestra, alusiva à Semana do Meio Ambiente e ocorrida na quarta-feira (03), foi ministrada pelo professor e doutor em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Drude de Lacerda.

Durante suas explanações, o palestrante pontou sobre características do litoral semiárido, mudanças climáticas globais, além das influências e os impactos ambientais gerados nos solos, rios, estuários e litoral através de fenômenos como a urbanização, agropecuária, carcinicultura, dentre outros aspectos. “A definição de zona costeira é algo bem mais amplo, é na verdade uma interface do continente oceânico”, ponderou Luiz, justificando seu ponto de vista como algo dinâmico e funcional na interpretação sobre o assunto em questão.

O momento contou com a participação do superintendente José Ricardo Araújo, que agradeceu a colaboração do palestrante e ressaltou sua importância para a capacitação dos técnicos presentes no evento. A palestra ocorreu no auditório Régia Nântua da Semace.

Mini perfil palestrante

Possui mestrado e doutorado em ciências biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Comitê Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e foi coordenador da Sub-rede de Mudanças Climáticas e Oceanos da Rede Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 2012 e 2015. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em biogeoquímica e contaminação ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas, impacto da mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema.

Ana Luzia Brito