Semace realiza operação Metal Nobre para coibir danos ambientais na produção de bijuterias

2 de junho de 2015 - 11:38

Ter, 2 de junho de 2015, 11h39

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), está divulgando o relatório final da operação Metal Nobre, que ocorreu no município de Juazeiro do Norte, no Cariri, entre os dias 18 e 22 de maio. Durante a ação foram vistoriados 25 empreendimentos que realizam o trabalho de “folheamento” em semijoias e bijuterias.

O objetivo da autarquia foi verificar se essa atividade está sendo desenvolvida sem acarretar prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública, já que o banho químico das peças é considerado de alto potencial poluidor degradador. A operação foi requisitada pelo Ministério Público Estadual – Comarca de Juazeiro do Norte. O município se destaca nacionalmente como um dos polos na produção de semijoias e bijuterias.

Dos 25 empreendimentos vistoriados, oito foram notificados pelos fiscais ambientais da Semace para regularizarem sua situação junto ao licenciamento da Superintendência, já que essa é a responsável por licenciar esse tipo de atividade em decorrência do alto potencial poluidor degradador. Apenas um foi embargado pela equipe por não possuir estrutura adequada para a produção e está despejando seus efluentes diretamente em um aparelho sanitário. No restante das empresas não foram encontradas irregularidades.

Fhilipe Augusto