Semace discute projeto de reúso da água no Cipp

18 de junho de 2015 - 15:51

Quin, 18 de junho de 2015, 15h46

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente na terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Ceará, em uma audiência pública que foi realizada no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia, atendendo ao requerimento de autoria do deputado Elmano de Freitas, através da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL.

O assunto tratado foi o projeto, em elaboração pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), de reúso de águas residuárias no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O projeto consiste em conferir um tratamento em nível terciário de todo o efluente que é lançado pelo emissário submarino da Estação de Precondicionamento (EPC) da Av. Leste Oeste, produzido por Fortaleza, e bombear por cerca de 40km até o complexo para que possa ser reutilizado pelas indústrias.

A demanda de água atualmente no Cipp é cerca de 900l/s, com projeção, já para o próximo ano, para 1800l/s. O projeto da Cagece irá possibilitar a oferta de cerca de 2000l/s, ou seja, capaz de atender a demanda exigida pelo complexo.

Representado a Semace, o gestor ambiental, Carlos Alberto Júnior, ressaltou a necessidade de que o empreendimento seja precedido de licenciamento ambiental e com elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Respectivo relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), tendo em vista o porte e o potencial poluidor degradador do empreendimento em questão. Frisou ainda que o projeto coaduna com a política ambiental da autarquia, tendo em vista que, além de economizar um recurso tão escasso no estado como a água, irá reduzir possibilidade poluição causada pelas efluentes lançado no emissário submarino.

Além da Semace participaram representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Procuradoria do Estado, Ceará Portos, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual do Ceará, professores e estudantes do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.