Termo para despoluir praias e passeio ciclístico marcam abertura da Semana do Meio Ambiente

1 de junho de 2015 - 14:52

Seg, 01 de junho de 2015, 14h53

Uma manhã com muitas atividades no Parque do Cocó marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente no Ceará, que tem como tema em 2015 “Todos juntos pelo uso consciente da água”. O domingo (31) teve início com um passeio ciclístico que percorreu ruas e avenidas que ligam o parque à Av. Beira Mar. A organização só evento ficou por conta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Prefeitura de Fortaleza.

Após o passeio, foi assinado um termo de cooperação técnica envolvendo Semace, Sema, Cagece e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), que tem como finalidade despoluir a orla marítima da capital cearense. As instituições irão atuar em conjunto com trocas de informações e fiscalizações de ligações clandestinas de esgotos nas galerias pluviais, principal agente na poluição do mar de Fortaleza.

O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, esteve durante toda a manhã conversando com populares, representantes de órgãos públicos e de classes sobre a relevância do momento e do termo de cooperação. “Essa é uma semana que devemos aproveitar para refletirmos melhor sobre o cuidado que temos com o meio ambiente, em especial a água. Não podemos continuar com a degradação das matas ciliares dos recursos hídricos, poluição e desperdício. É preciso se conscientizar que o melhor a se fazer é prevenir algo pior, pois depois do dano causado fica mais difícil consertar”, ressaltou Araújo.

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue até a próxima sexta-feira (5), data em que comemora mundialmente o Dia do Meio Ambiente. A Sema está realizando uma série de ações em vários municípios cearenses. A programação conta com mutirões de limpeza de praias e lagoas, oficinas, palestras, gincanas, passeios ciclísticos, apresentações artísticas, blitze ecológicas, feiras de produtos orgânicos, além de seminários, audiências públicas e encontros técnicos.

Fhilipe Augusto