Semace reúne órgãos para discutir implantação do CAR no Estado

13 de março de 2015 - 15:20

Sexta-feira, 13 de março de 2015, 15h00

Discutir um plano de ação conjunta entre órgãos do Governo do Estado do Ceará ligados ao setor de agricultura com o intuito de divulgar e dar início ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado. Este foi o objetivo do encontro ocorrido na tarde da quarta-feira (11) na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que reuniu representantes da Autarquia e instituições ligadas ao assunto em questão.

O momento também oportunizou a troca de ideias e sugestões para a implantação de uma ação integrada. Na ocasião, as instituições envolvidas com o CAR estão trabalhando para viabilizar uma grande mobilização que financie uma estrutura necessária com a meta de otimizar as ações de cadastramento junto aos proprietários e posseiros de imóveis rurais. A verba desse projeto será viabilizada pelo Fundo da Amazônia, através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A reunião foi presidida pelo titular da Semace, José Ricardo Araújo, que falou sobre a importância de os órgãos, juntamente com a Superintendência, se unirem para apoiar os pequenos produtores que deverão efetivar o cadastramento de suas propriedades dentro do prazo estabelecido pela legislação. “Temos que contar com o apoio de todas as instituições que estão realmente ligadas ao agricultor para capacitarmos técnicos que possam auxiliá-los durante o cadastramento”, ressaltou Araújo.

Em comum acordo com os participantes presentes na reunião ficou estabelecido que em 26 de março técnicos da Universidade de Lavras, de Minas Gerais, virão à Superintendência para realizar o teste de migração de dados fundiários do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace) para a base do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), na região do Sertão Central. Segundo a Diretoria Florestal (Diflo) da Semace, isso irá otimizar e assegurar maior confiabilidade no preenchimento do formulário do CAR, visto dispor da base das propriedades georreferenciadas com precisão, tornando esta agregação de dados inédita em todo Brasil.

Já em abril, uma será realizada uma nova reunião com os órgãos envolvidos para implantar um plano de divulgação nos 13 territórios rurais do Estado. Essas atividades contam com o apoio maior do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Senar, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), Federação da Agricultura do Estado (Faec), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetraece) e Associação dos Municípios do Estado (Aprece).

Saiba mais

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook:
semace.gov