21 carros multados no Cariri por excesso de fumaça

16 de março de 2015 - 11:07

Segunda-feira, 16 de março de 2015, 11h07

No período de 10 a 12 de março, a equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente. Durante os três dias de fiscalização foram vistoriados 424 veículos. Desse total, 21 estavam emitindo fumaça acima do permitido e acabaram autuados e multados.

Líder em autuações

Nessa primeira série de blitze na região os números de veículos irregulares foi elevado. Em Juazeiro do Norte, nove carros foram flagrados emitindo fumaça em excesso. Barbalha veio logo atrás com sete e o Crato com cinco.

Nos últimos três anos municípios do Cariri vêm liderando o ranking dos que apresentam maior número de carros autuados por blitz. Em 2012, o Crato teve uma média de sete veículos autuados por fiscalização. No ano seguinte, foi a vez de Barbalha se destacar negativamente, se equiparando aos número do Crato anteriormente. Juazeiro do Norte conseguiu liderar em 2014 com uma média de cinco automóveis irregulares por cada ação.

O objetivo da Semace é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel. Para medir a intensidade da poluição a equipe usa a Escala de Ringelmann Reduzida. Na ocasião, é feita uma comparação da cor da fumaça expelida com os padrões estabelecidos na escala, que variam de um a cinco e possuem tonalidades que vão do cinza claro ao preto.

Os veículos que apresentaram densidade colorimétrica de 20 e 40% (Padrões nº 1 e 2) da escala foram liberados. Aqueles que o índice de emissão de fumaça foi igual ou superior a 60% (Padrão nº 3) foram autuados. As multas aplicadas aos 21 veículos são de R$ 1,459,14. Esse valor pode ser reduzido em 50%. Para isso, é necessário apresentar o carro à Semace devidamente regulado no prazo de 15 dias, da data da autuação, para nova vistoria.

Durante os três dias de blitze a Semace contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Em barbalha, o Departamento Municipal de Trânsito também colaborou com os trabalhos.

Fhilipe Augusto