Sete carros flagrados emitindo fumaça acima do permitido no Interior

18 de fevereiro de 2015 - 16:09

Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015, 16h11

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Ubajara, Sobral e Umirim. As ações ocorreram no período de 10 a 12 de fevereiro, respectivamente. A equipe da autarquia vistoriou 420 veículos. Desses, apenas sete estavam emitindo fumaça acima do permitido pela legislaão e acabaram sendo autuados.

A aferição da quantidade de fumaça negra é feita utilizando a escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado. A Semace objetiva minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.

O valor do multa varia entre R$ 1.459,14 e R$ 5.836,56. Contudo, os responsáveis pelos veículos irregulares podem obter um desconto de 50%. Para que isso ocorra, é necessário que o carro passe por uma nova vistoria na sede da Semace, dentro de 15 dias, a contar da autuação. Caso se constate a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício concedido.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi parceira da Semace no apoio logístico no tocante à organização do trânsito durante os dias em que as blitze foram realizadas.

Malefícios à saúde

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção. A inalação em acima do permitido e cotidianamente pode acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular. Além disso, pode ocasionar alterações no clima terrestre.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov