Instituições se reúnem para planejar operacionalização do CAR

13 de fevereiro de 2015 - 15:44

Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, 15h43

Um plano de ações está sendo elaborado pelo Governo do Ceará para massificar a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado. Na manhã desta sexta-feira (13), representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará se reuniram para discutir o melhor planejamento a ser colocado em prática.

As instituições estão trabalhando em cima de um projeto que viabilizará o financiamento da estrutura necessária para otimizar as ações de cadastramento junto aos proprietários e posseiros de imóveis rurais. Essa verba será oriunda do Fundo da Amazônia, através do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, o sucesso da efetivação do CAR no Ceará passa pelo trabalho em conjunto das instituições envolvidas, devido à experiência e competência de cada uma em sua área de atuação e que resultam no objeto do cadastro. Dedé Teixeira, secretário de Desenvolvimento Agrário, e Artur Bruno, presidente do Conpam, citaram, também, o empenho do Governo Federal em contribuir com os estados na realização desse trabalho.

Na próxima sexta-feira (20), outra reunião já está agendada para ser realizada na sede da Semace com a finalidade de dar continuidade aos trabalhos.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural foi estabelecido com a publicação do novo Código Florestal, Trata-se de um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, cujo objetivo é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

Desde 1º de outubro de 2014 que a Semace está exigindo o cadastro nos processos de licenciamento e autorização de empreendimentos e atividades em zona rural para imóveis com área maior que quatro módulos fiscais (de acordo com o município).

O cadastro pode ser feito através do sítio eletrônico www.car.gov.br. A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). A Diretoria Florestal (Diflo) da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov