Técnicos da Semace assistem apresentação sobre Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos

13 de janeiro de 2015 - 16:47

Ter, 13 de Janeiro de 2015 16:50

Na manhã desta terça-feira (13), técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) reuniram-se para assistir uma apresentação sobre Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos (Cipa), promovida por representantes da empresa Ampla Engenharia. O evento, que teve como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos do corpo técnico da Autarquia em relação ao equipamento, ocorreu no auditório Régia Nântua do órgão.

Na ocasião, os técnicos da Ampla Engenharia Frank Santomanyo e Régis Oliveira falaram sobre o funcionamento do equipamento que é utilizado para determinação de material particulado de dutos e chaminés de indústrias. De acordo com eles, o equipamento serve para fazer o material particulado e alguns tipos de gases nas chaminés de indústrias de setores tais como petroquímico, ceramista, e de caldeiras, por exemplo.

O Cipa é um importante equipamento de medições em fontes estacionárias (chaminés ou dutos) através de coleta isocinética da amostra, condições em que as medições são realizadas em conformidade com a velocidade do fluxo de particulados, gases, vapores ou névoas. O equipamento é fabricado conforme norma da ABNT, CETESB e US EPA.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov