Semace busca alternativas para evitar novos ataques de gaviões em escola

20 de janeiro de 2015 - 15:16

20/01/2015

A presença de um casal de gaviões carijó em uma escola particular no bairro Varjota, em Fortaleza, vem chamando a atenção dos órgãos ambientais locais e trazendo alguns transtornos, visto que quatro pessoas já foram atacadas pelas aves na instituição de ensino. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), após tomar conhecimento do fato, enviou na manhã desta terça-feira (20) dois fiscais ambientais ao local para analisar a situação e ver quais ações podem ser feitas para evitar novas ocorrências.

O assessor técnico do Setor de Defesa da Fauna e fiscal ambiental da Semace, Roberto Cavalcante, explicou à diretoria da escola que os ataques ocorreram em virtude dos animais estarem em processo reprodutivo e agirem dessa forma instintivamente. Segundo ele, tecnicamente não é recomendável que se retire o ninho feito pelas aves para evitar estresse dos animais e algum prejuízo futuro aos filhotes. Cavalcante explicou, ainda, que o tempo de reprodução até as crias conseguirem se alimentar e seguir sem a ajuda dos pais pode durar três meses.

Contudo, diante da especificidade do local – uma escola que recebe diariamente 1.200 crianças de 4 a 10 anos, a equipe da Semace sugeriu o isolamento da área do parque infantil, pois é onde está a árvore na qual os gaviões construíram seu ninho. Além disso, recomendou-se que uma tela de proteção fosse instalada na área para evitar que as aves pudessem chegar perto de alunos e funcionários.

A equipe da Semace se reunirá com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta quarta-feira (21), à tarde, para estudarem uma ação que não atrapalhe a reprodução das aves e minimize os problemas para a escola e seus estudantes.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov