Semace promove Curso de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

14 de novembro de 2014 - 16:41

14/11/2014

De 10 a 14 de novembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou o curso de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais para técnicos da casa e do Conselho de Gestão de Políticas do Meio Ambiente (Conpam). O treinamento, ocorrido no auditório Régia Nântua da Autarquia, teve como objetivo capacitar os participantes tratando dos principais assuntos em relação à temática ambiental sugerida.

O curso, com carga horária de 20h/aula, contou com as apresentações dos palestrantes Alexandre Pinto (Semace) e Amilton Júnior (Braslimp), que dentro da metodologia abordaram: legislações ambientais, aspectos técnicos, poluição e contaminação, gerenciamento e tratamento de resíduos oriundos de indústrias, além de estudos de casos.

De acordo com o químico industrial da Semace, Alexandre Pinto, o treinamento foi esclarecedor porque tratou do significado de gestão de resíduos sólidos industriais, dos tratamentos físico-químicos e biológicos, tipos de exposição e do plano de gerenciamento. “Com o ensinamento, os técnicos passam a ter conhecimento para elaborar um plano de gerenciamento, tendo condições de analisar e cobrar em relação a uma determinada empresa, além de averiguar o que uma certa atividade possa gerar de resíduo”, explicou Alexandre.

O gerente da empresa Braslimp, Amilton Júnior, que fez uma palestra de encerramento nesta sexta-feira (14), explanou sobre a classificação dos resíduos sólidos da construção civil e do serviços de saúde. “Nossa participação teve como objetivo propagar o conhecimento para que os técnicos do licenciamento e fiscalização possam aprimorar suas técnicas e aplicá-las na prática de suas atividades”, destacou Amilton.

A capacitação foi promovida pela Diretoria Administrativo-Financeira e Gerência de Recursos Humanos da Semace.


Ana Luzia Brito

Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov