Semace participa de audiências para discutir o EIA/Rima do Projeto Santa Quitéria

24 de novembro de 2014 - 14:17

24/11/2014

O Consórcio Santa Quitéria pretende produzir anualmente através da mineração e do beneficiamento de fosfato e urânio da jazida de Itataia cerca de 810 mil toneladas de fertilizantes e 1.600.000 kg de concentrado de urânio. O empreendimento se encontra em fase de licenciamento ambiental, que vem sendo conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Como parte desse processo de licenciamento, o Ibama presidiu, no período de 20 a 22 último, audiências públicas nos municípios de Santa Quitéria, Itatira e no distrito de Lagoa do Mato (Itatira), respectivamente. Na ocasião, foram apresentados o projeto do empreendimento e o seu Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima). Compareceram aos eventos integrantes de movimentos sociais, lideranças políticas, professores, estudantes, agricultores e sociedade civil.

Foi dado um espaço para a professora e médica Raquel Rigotto fazer uma apresentação expondo os riscos de um empreendimento desse tipo para a população e o meio ambiente. Em contrapartida, o diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear explanou sobre os métodos de segurança e prevenção contra qualquer tipo de acidente ou contaminação oriunda desse tipo de material.

O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, disse que, mesmo o licenciamento sendo de responsabilidade do Ibama, a autarquia irá acompanhar e ficar à disposição para qualquer colaboração. Os geólogos da Semace Fernando Érico e Daniela Godoy também estiveram presentes.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov