Semace apresenta trabalho sobre efluentes de carcinicultura na Fenacam 2014

18 de novembro de 2014 - 13:35

18/11/2014

No período de 10 a 13 de novembro ocorreu a 11ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam). O evento foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente expondo ao público o trabalho “Monitoramento Ambiental das Carciniculturas do Estado do Ceará em 2013”.

O trabalho foi feito com a finalidade de avaliar o monitoramento ambiental dos efluentes líquidos gerados pela carcinicultura no Ceará. Ao todo, 15 fazendas foram monitoradas pela Semace com o objetivo de verificar o impacto desses empreendimentos no meio ambiente, já que se trata de uma atividade que possui seu potencial poluidor degradador (PPD) médio, de acordo com a resolução nº 4 de 2012 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

Aproximadamente dez parâmetros foram analisados durante o monitoramento em diferentes classes e nas fases de captação e drenagem. O fósforo total foi quem apresentou índices fora dos padrões em cerca de 80% das fazendas nas águas de drenagem. Segundo o material elaborado pela Semace, o fósforo pode surgir nos ecossistemas aquáticos através de inúmeras fontes, como detritos orgânicos (fezes e plâncton morto) até restos de ração não consumidos nos viveiros de produção.

Por fim, chegou-se à conclusão que não foram identificadas diferenças significativas na maioria dos parâmetros estudados entre afluentes e efluentes. Contudo, o cenário encontrado na pesquisa sugere que as águas de drenagem dos viveiros de produção podem representar um fator potencial de eutrofização nos recursos hídricos receptores, visto que, 80% das fazendas estudadas apresentaram o parâmetro fósforo total fora dos padrões, sendo esse um dos responsáveis por esse impacto .

Foram responsáveis pela elaboração do estudo as colaboradoras da Semace Denise Guilherme, Lídia Torquato e Marilângela Sobrinho. O grupo contou, ainda, com o auxílio dos estagiários e estudantes de engenharia de pesca Waslley Maciel e Giovanna Aguiar.

Monitoramento constante da atividade

As licenças de operação emitidas pela Semace para empreendimentos de carcinicultura exigem o automonitoramento dos efluentes líquidos em suas condicionantes, cuja análise e acompanhamento são realizados pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia.

Fenacam

A feira é realizada desde 2004 – geralmente no mês de junho – pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). Em suas outras dez edições o evento ocorreu no Rio Grande do Norte, um dos maiores produtores nacionais assim como o Ceará. A Fenacam visa fomentar uma mobilização da comunidade acadêmica e empresarial ligada a aquicultura brasileira.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov