Coema aprova licenciamento de fruticultura, complexo eólico, aterro sanitário e duplicação de segmento de Rodovia

20 de novembro de 2014 - 16:28

20/11/2014

Na tarde de quarta-feira (19), os integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniram na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a realização da 55ª Reunião Extraordinária do Coema, conduzida pelo superintendente da autarquia, José Ricardo Araújo.

Na ocasião foi apresentado, discutido e votado o parecer técnico referente a análise do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA/RIMA) para fins de licenciamento ambiental de Fruticultura irrigada (plantio de melão amarelo) da empresa Agrícola Famosa Ltda, no município de Quixeré. A votação deste ponto encerrou com 17 votos a favor e três abstenções.

Em seguida, Felipe Lavorato, diretor da Ambientare – Soluções em Meio Ambiente, apresentou o parecer técnico e estudo ambiental para obtenção de licenciamento ambiental do Complexo Parque Eólico Baleia, composta por seis Centrais Geradoras Eólicas (CGE’s), localizadas em Itapipoca. Dos conselheiros presentes, 16 votaram a favor e três se abstiveram.

O colegiado também aprovou por 17 votos a favor e uma abstenção o estudo ambiental do Aterro Sanitário Consorciado Regionalizado de Limoeiro do Norte, que abrangerá as localidades de Alto Santo, Ererê, Iracema, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Potiretama e Palhano. O empreendimento é de interesse da Secretaria das Cidades.

No último ponto da pauta, foi apresentado, debatido e votado o parecer técnico e seu respectivo estudo ambiental para obtenção de licenciamento do projeto executivo de engenharia para duplicação de segmento na Rodovia BR-116/CE. O projeto é de interesse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e englobará os municípios de Pacajus, Chorozinho, Ocara, Cascavel, Beberibe, Morada Nova e Russas. Após a discussão, 17 conselheiros votaram a favor do empreendimento, havendo apenas uma abstenção.

Emilly Sousa

Assessoria de Comunicação

Twitter: @semace
Facebook: semace.gov