Semace realiza blitze no Cariri para coibir poluição vinda dos veículos movidos a diesel

28 de julho de 2014 - 13:20

28/07/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou, no período de 22 a 24 deste mês, blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra na região do Cariri cearense. As ações ocorreram nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente, e resultaram em 424 automóveis vistoriados. Desse total, 13 foram multados por emissão em excesso de fumaça. A multa aplicada a cada responsável pelo veículo foi de R$1.401,67.

O objetivo da autarquia com as ações do programa é minimizar a poluição atmosférica proveniente dos escapamentos dos carros movidos a diesel. Para auferir a intensidade de fumaça, a equipe da Superintendência faz uma análise comparativa da cor do material particulado expelido pelos automóveis com os cinco índices (20, 40, 60, 80 e 100%) que compõem a escala de Ringelmann Reduzido. O veículo é autuado se o teste constatar que a poluição está atingindo 60% ou mais. As multas variam de acordo com a intensidade de poluição, podendo chegar até R$ 5.606,71.

Desconto

O proprietário do veículo pode ser agraciado com uma redução de 50% do valor de sua multa. Para que ela receba esse benefício, é necessário que o carro passe por uma nova vistoria na sede da Semace dentro de 15 dias a contar da fiscalização. Durante o procedimento se ficar constatado que o veículo passou por adequações e a emissão de fumaça está dentro do padrão estabelecido pela legislação é dado o desconto.

Apoio

A Semace contou durante os três dias de operação com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e dos respectivos departamentos municipais de Trânsito.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace