Semace participa de evento que aborda o uso de cinza em pavimentação e construção civil

22 de julho de 2014 - 15:52

22/07/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Controle Ambiental (Gecon), participou nos dias 16 e 17 últimos, de um seminário sobre a utilização na construção civil e na pavimentação das cinzas oriundas da queima do carvão mineral. O evento ocorreu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

No primeiro dia, a equipe da Semace visitou a Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec). Na ocasião, os pesquisadores da Cientec palestraram sobre o uso das cinzas em aplicações rodoviárias, pavimentação, construção civil etc. Além disso, abordaram temas relativos à relação desse tipo de material e o meio ambiente. As cinzas produzidas pela Energia Pecém e seu potencial também foram relatadas durante o momento. O engenheiro químico Paulo José Gallas, o engenheiro civil José Eduardo Mallmann e o geólogo Geraldo Mario Rohde foram os responsáveis por ministrar o conteúdo.

Já no dia 17, o grupo fez uma visita à empresa Braskem, que utiliza carvão mineral em alguns de seus processos e disponibiliza as cinzas para fabricação de tijolos. Os técnicos da Semace e os pesquisadores do Cientec foram recepcionados pelo coordenador de utilidades Paulo Roberto Bueno e pela engenheira de processo Graziela Cislaghi. Os dois apresentaram as instalações da unidade, bem como uma via do Polo Petroquímico pavimentada com cinzas e uma casa construída com tijolos produzidos através dessa matéria-prima.

Estiveram representando a Semace nesse seminário o gerente da Gecon, José Wiliams Henrique de Sousa, e os gestores ambientais Sérgio Lobo, Carlos Alberto Mendes, Edilson Holanda e Marilângela Sobrinho. A Semace participou atendendo ao convite da Energia Pecém.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace