Colaboradores da Semace assistem palestra sobre coleta seletiva e reciclagem

22 de julho de 2014 - 15:49

22/07/2014

A Sociedade Comunitária de Recicladores de Lixo do Pirambu (Socrelp), através de sua representante Francinete Cabral – a dona Nete, esteve nesta segunda-feira (21) na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para falar sobre coleta seletiva, reciclagem e destinação adequada dos resíduos.

Dona Nete começou seu bate papo apresentando um vídeo sobre a reutilização do óleo de cozinha na produção do biodiesel. A recicladora mostro como é maléfico despejar óleo pela rede de esgoto. Segundo o vídeo, um litro de óleo é capaz de poluir 1 milhão de litros de água, além de causar a obstrução da tubulação.

Em seguida, ela falou sobre o trabalho que a Socrelp realiza em Fortaleza em parceria com instituições públicas, privadas e condomínios residenciais. Dona Nete disse que semanalmente um veículo da sociedade comunitária recolhe papel, plástico PVC, entre outros materiais para a separação e reutilização ou reciclagem.

Alguns objetos produzidos com o material reciclado foram expostos, a exemplo de uma corda para varal feita de garrafa pet e uma caixa de papel reciclado. A Socrelp já fez coleta de papel na Semace e está conversando com o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) para retomar. O NAPS, juntamente com uma comissão formada por colaboradores dos diversos setores da autarquia, está implantando a Agência Ambiental na Administração Pública (A3P) na Semace.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace