560 veículos vistoriados em blitze de combate à fumaça negra da Semace

21 de julho de 2014 - 11:00

21/07/2014

De 15 a 18 de julho, as blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vistoriaram 560 veículos em Fortaleza e nos municípios de Aquiraz e Maracanaú, objetivando minimizar a poluição gerada pelos automóveis movidos a diesel. Desse total, 10 foram multados com índices de fumaça preta superior ao permitido pela legislação vigente.

Nos dias 15 e 16, as fiscalizações ocorreram em Aquiraz e Maracanaú, nas rodovias CE 040 – Km 32 e CE 060 – Km 08, respectivamente. Nos municípios, os agentes da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace (Geamo) da autarquia contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Já na capital cearense, nos dias 17 e 18, a ação foi realizada nas avenidas José Bastos (Rodolfo Teófilo) e Demétrio de Menezes (Antônio Bezerra). Nos dois dias, a operação contou com a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Durante as blitze, os técnicos da Geamo fazem testes com método visual utilizando a escala de Ringelmann Reduzido. Eles comparam a cor da fumaça expelida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Os níveis da ferramenta variam: 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração com uma multa.

As multas aplicadas pelo Programa variam de R$1.401,67 à 5.606,71, podendo ser reduzidas em 50%. Para isso, o infrator terá que apresentar o carro irregular à Semace, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, para passar por nova vistoria. Nesse novo teste, o veículo estando dentro dos padrões, o responsável recebe o benefício.

Alerta e conscientização

Nas blitze, a equipe da Geamo também realiza o trabalho de conscientização com os motoristas abordados. Os agentes orientam e alertam sobre os cuidados com o meio ambiente e oferecem dicas de manutenção adequada para os veículos.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace