Semace discute sobre ações para crescimento econômico e sustentável no Estado

9 de junho de 2014 - 16:21

09/06/2014

Na sexta-feira (6), técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estiveram reunidos com representantes do Banco Mundial e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) para tratar de assuntos ligados às ações do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará. O encontro ocorreu na sede do Conpam e teve como objetivo discutir o andamento das metas do Programa para Resultados (PforR) do Ceará com o Banco Mundial.

Durante a reunião, os envolvidos também discutiram sobre a padronização dos indicadores de água no Estado, das ações sob responsabilidade de cada órgão e dos projetos de assistência técnica desenvolvidos com recursos do Pfor. Na ocasião estiveram presentes: o titular da Semace, José Ricardo Araújo, os técnicos da autarquia Tiago Bessa (Diretoria de Fiscalização) e Maurício Gifoni (Assessoria de Desenvolvimento Institucional), o economista ambiental do Banco Mundial, Gunars Platais, o vice-presidente do Conpam, Afonso Neto, o secretário-executivo, João Paulo Saraiva, a coordenadora de desenvolvimento sustentável, Maria Dias Cavalcante.

Ficou definida para a próxima segunda (16) a reunião do Comitê de Segurança Hídrica, um dos indicadores de desembolso do programa, que visa garantir a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas do Estado, de forma a promover um crescimento econômico que privilegie a inclusão social e seja ambientalmente sustentável. No encontro, que será presidido pelo Conpam, serão tratadas as ações, programas e projetos realizados pelas entidades envolvidas no colegiado, que trata de atividades que englobam a qualidade e quantidade da água no Estado.

A Semace e o Conpam, órgãos de meio ambiente do Estado, serão contemplados com recursos deste Projeto. Na Superintendência, os técnicos Tiago e Maurício são responsáveis pelo monitoramento e administração das metas da autarquia. “Todos os MAPPs da Superintendência foram aprovados pelo Governador na última reunião do MAPP e desta forma todos os projetos da autarquia estão sendo executados dentro da previsão”, ressalta Tiago.

Saiba mais

O estado do Ceará contratou em dezembro de 2013 uma operação de crédito com o Banco Mundial, no valor de US$350 milhões, tendo como base o foco em resultados, para apoiar o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR Ceará). Mais informações sobre o Projeto: http://www2.ipece.ce.gov.br/projetos_banco_mundial/index.htm.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov