Semace multa 11 veículos por excesso de fumaça

12 de maio de 2014 - 14:26

12/05/2014

O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu mais uma série de blitze no interior do Ceará. Durante as ações ocorridas entre os dias 6 e 9 de maio nos municípios de Boa Viagem, Crateús, Varjota e Canindé, foram vistoriados 568 veículos, deste total, 11 receberam multa por emissão de fumaça acima do permitido.

As blitzes são realizadas pela Semace, por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), com o objetivo de minimizar a poluição atmosférica gerada pelo sistema de escapamento dos veículos movidos a diesel. A fiscalização é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco cores que representam a intensidade da fumaça, que variam de cinza claro ao preto total.

As cores mais brandas estão dentro dos padrões estabelecidos, de 20 e 40%. Já as mais escuras, acima de 60%, resultam em autuação. A multa pode variar de R$ 1.401,67 a R$ 5.606,71. No caso de autuação, o carro pode ser levado à sede da Semace em até 15 dias para nova vistoria. Se constatada a regularização, o valor da multa é reduzido em 50%.

Suiany Rocha
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov