Projeto para a plantação de melão em 500 hectares é apresentado à população durante audiência

8 de maio de 2014 - 14:49

08/05/2014

A audiência pública referente ao licenciamento ambiental da Agrícola Famosa para a produção de melão ocorreu nesta quarta-feira (7), em Quixeré. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) por ser o órgão ambiental licenciador ficou responsável por presidir o momento, através do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam).

Na oportunidade, o público presente pode conhecer o projeto e o seu estudo ambiental. De acordo com Daniele da Silva, representante da Agrícola Famosa, a empresa pretende plantar melão em 500 hectares (ha) da fazenda. Com essa ampliação, a expectativa é gerar 600 empregos durante oito meses por ano, já que a produção não acontece o ano inteiro.

Com relação à escolha do local para o empreendimento, a bióloga Hortência Gonzalez – da Resan Engenharia e Meio Ambiente, responsável pela elaboração do estudo ambiental – enfatizou que o local possui uma posição geográfica ideal e um terreno com condições ambientais favoráveis para a atividade a ser desenvolvida. Foram realizados estudos dos meios físico, biótico e socioeconômico.

O estudo contabilizou a possibilidade da geração de 83 impactos pelo projeto, sendo 45 positivos e 38 negativos, levando-se em conta as fases inicial, de instalação e durante a operação da atividade. Para minimizar e mitigar os efeitos adversos, uma série de planos de controle e monitoramento foram sugeridos no estudo ambiental para a empresa seguir nas três etapas. Estão sob a influência direta do projeto as comunidades de Macacos, Tomé e Lagoa da Casca. Todas localizadas no município de Quixeré.

Os técnicos da Semace responsáveis em analisar o estudo ambiental e emitir o parecer técnico estiveram presentes à audiência ouvindo a população. Além disso, uma vistoria na área do empreendimento foi realizada no dia que antecedeu a reunião.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov