Solenidade marca comemoração pelo Dia Nacional da Caatinga

29 de abril de 2014 - 14:29

29/04/2014

O Dia Nacional do Bioma Caatinga foi festejado nesta segunda-feira (28). No Ceará, uma solenidade realizada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) celebrou a data e comemorou o dia do único bioma exclusivamente brasileiro. O evento aconteceu no Palácio Iracema, em Fortaleza, e contou com a presença de autoridades, docentes, estudantes, sociedade civil e ambientalistas.

Na ocasião, o Conpam e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) fizeram o lançamento de uma publicação que traz os resultados do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará – Mata Branca. O material contem uma série de ações do projeto, que, por sua vez, tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas, manejo de solo e água, alternativas tecnológicas para um meio ambiente sustentável, conservação da biodiversidade etc.

Em seguida, foi a vez do vice-governador Domingos Filho entregar a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao senhor Pierre Gervaiseau, representante da Fundação Araripe – instituição escolhida entre as nove indicadas para ser agraciada com a comenda. A entidade funciona desde 1996, com sede no Crato, e luta por uma relação sustentável entre homem e natureza. Gervaiseau citou como uma das grandes conquistas da fundação a criação da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe.

O presidente do Conpam, Bruno Menezes, comparou o nordestino com a Caatinga, por essa relação de proximidade entre os dois. Menezes falou, também, da satisfação de premiar a Fundação Araripe com a medalha. Ao final, o presidente do Conselho disse que Pierre Gervaiseau não se apaixonou apenas por uma cearense, ele também se encantou com o nordeste e a Caatinga.

Domingos Filho também congratulou a Fundação Araripe e seu representante pela homenagem, ressaltando o trabalho realizado por aquele que dá nome à honraria. O vice-governador citou o fato que em 1941 Joaquim Feitosa se formava em agronomia e, já naquele tempo, falava em cuidar do meio ambiente.

Estiveram presentes à mesa, ainda, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, a viúva do ambientalista Joaquim Feitosa e presidente da fundação que leva seu nome, Dolores Feitosa, e a coordenadora do Projeto Mata Branca, Tereza Farias.

Fhilipe Augusto