Dia Nacional da Caatinga é celebrado com entrega do Prêmio Joaquim Feitosa

25 de abril de 2014 - 13:31

A solenidade de entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa para a Fundação Araripe ocorrerá na próxima segunda-feira, 28/04, Dia Nacional da Caatinga, às 14h, no Palácio Iracema. Na ocasião ocorrerá, em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, o lançamento das publicações com os resultados do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará – Mata Branca.

A edição 2014 da comenda se destina a instituições, públicas ou privadas, com trabalhos focados no desenvolvimento sustentável da Caatinga. Foram 10 indicados no período de 2 a 10 de abril: Conpam, Sebrae, Projeto dom Helder Câmara, Ider, Fundação Araripe, Inec, STTR-Tauá, Prefeitura Municipal de Brejo Santo, Instituto Brasileiro de Direito à Vida dos Animais e Meio Ambiente e Associação Comunitária Nascente do Rio Poti. Ressalta-se que o Conpam, apesar de indicado, não concorreu, por ser o indutor do processo.

A escolha foi feita pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, presidido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), na segunda-feira (14). A entidade que obteve a maior pontuação, sendo a vencedora foi a Fundação Araripe, por demonstrar experiência comprovada focadas na conservação, recuperação e desenvolvimento de atividades que contribuem sobremaneira para o fortalecimento das Políticas Florestal, da Biodiversidade e de Educação e Extensão Ambiental. As demais entidades inscritas ,em sua maioria, prestam serviços ao Bioma caatinga, destacando-se apoio ao fortalecimento de cadeias produtivo, associativismo, utilização de tecnologias sociais,mas não atenderam a todos os itens necessários a proteção, conservação e recuperação da caatinga.

Fundação Araripe Com sede em Crato (CE), no centro de um espaço do Nordeste, que inclui territórios do Ceará (Cariri), Pernambuco Ocidental (entre outros espaços, o Polo Gesseiro) e o Piauí (ao Leste de Picos), com uma população de mais de 1.5 milhões de habitantes, distribuídos em mais de 100 municípios, a Fundação Araripe atua desde o ano 2000 e procura contribuir para uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e materiais disponíveis, abrindo frentes de trabalho e participando da luta pelo desenvolvimento sustentável. A estratégia da Fundação Araripe, para avançar na direção desejada, é dialogar com os atores regionais para o estabelecimento de agendas em termos de medidas concretas que permitam o desenvolvimento da educação e da saúde, da pesquisa, da vida econômica, regional, social e cultural.

Fonte: Ascom Conpam