Cogerh realiza reunião sobre o PNQA

25 de abril de 2014 - 16:50

25/04/2014

Nos últimos dias 22 e 23 de abril, foram realizadas reuniões, na Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), para discutir o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), da Agência Nacional das Águas (ANA), que será implantado em todos os estados do Brasil até 2020, inclusive no Ceará.

O objetivo do PNQA é ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil, para orientar a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental em corpos d’água interiores como rios e reservatórios, contribuindo com a gestão sustentável dos recursos hídricos. A Cogerh irá monitorar 123 pontos de recursos hídricos.

Para o gerente de operações da Cogerh, Disney Paulino, “há interesse da Cogerh em fazer parte da Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA), capitaneada pela ANA. Essa parceria ajudará a abater nossos custos, além de criar facilidades como o fornecimento de equipamentos e carro, por exemplo, que ampliam possibilidades de treinamento da nossa equipe”. Disney relata que a Cogerh tem uma rede de monitoramento quantitativa e qualitativa que é realizada de forma descentralizada. Têm as gerências regionais que fazem o trabalho de campo e a gerência de desenvolvimento operacional que faz a parte do acompanhamento e controle dessa rede.

O especialista em recursos hídricos da ANA, Maurrem Ramon, ressalta: “O PNQA é um programa concebido na Agência como forma de cobrir uma lacuna que foi identificada no Brasil nessa área de monitoramento de qualidade de água. Foi feito um diagnóstico em 2007 que verificou que somente metade do País era monitorado, mas, de forma irregular em termos de densidade de rede, parâmetros e freqüência. Então, o programa foi concebido para suprir essas deficiências de monitoramento e, consequentemente, deficiência de dados para permitir fazer um gestão adequada da qualidade da água dos recursos hídricos no Brasil”.

Estiveram presentes o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Maurrem Ramon, da Cogerh, o gerente de operações, Disney Paulino, a auditora externa, Estela Mares, o assessor jurídico, Ricardo Veras, o engenheiro químico, Miguel Rodrigues, e a técnica Francimeire Avelino, da Diretoria de Operações (DIOP). Da Semace, estavam o gerente de análise e monitoramento, Lincoln Davi, e a supervisora do núcleo jurídico, Lívia Pessoa Toscano.

Fonte e foto: Ascom Cogerh