Dia Mundial da Água é comemorado com visita ao Rio Poti

24 de março de 2014 - 15:14

24/03/2014

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Em homenagem a data, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Poti promoveu na manhã do dia 20 de março uma visita ao rio, localizado a 45km da sede do município de Quiterianópolis, para discutir ações voltadas à preservação da área.

Na ocasião foram debatidas questões acerca da temática ambiental e de gestão de recursos hídricos, além de fiscalização ambiental com base no Código Florestal, hidrologia regional e ecoturismo com o apoio de governantes e dos proprietários de terras nas regiões de nascentes. Durante as atividades, o grupo realizou uma caminhada ecológica, percorrendo parte da nascente do rio.

O evento contou com a presença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização Ambiental, que possui dois membros no Comitê. Também participaram representantes das instituições tais como: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além de integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.

O Rio Poti tem grande importância regional para a Serra da Joaninha. Sua bacia hidrográfica banha os estados do Ceará e Piauí e atravessa zonas importantes, como a cidade de Teresina.

Suiany Rocha

*Foto: Facebook da Prefeitura de Quiterianópolis