Audiência pública discute projeto de ampliação de carcinicultura

28 de março de 2014 - 15:31

28/03/2014

O licenciamento ambiental para a ampliação da Revesa Agropecuária, Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Camarão Ltda. foi objeto de audiência pública realizada nesta quinta-feira (27), na localidade de Albuquerque, em Aracati. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidiu os trabalhos por ser a responsável pela processo de licenciamento.

Na ocasião, o público presente teve acesso ao projeto de ampliação da empresa. A apresentação ficou por conta de Ricardo Teófilo, representante da Info Ambiental – consultoria que elaborou o estudo ambiental do empreendimento. Segundo Teófilo, a intenção é construir mais cinco viveiros de engorda, poços para captação de água, cinco comportas de abastecimento, cinco comportas de despesca, uma comporta de drenagem do canal de drenagem, recirculação, dez tanques berçários, lagoa de sedimentação e canal de abastecimento. Serão mais 95,92 hectares de área ocupada.

Teófilo afirmou, também, que por se tratar de uma ampliação, os impactos negativos gerados são minimizados, pois uma parcela do empreendimento já está operando. De acordo com o o estudo ambiental apresentado durante a audiência, podem surgir 208 impactos negativos. Contudo, o número de benéficos chega a 752. Uma série de planos com medidas mitigadoras e de controle compõem o documento. Foram analisados os meios biológico, físicos e antrópico.

A equipe multidisciplinar da Semace responsável pela análise do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) esteve na audiência e acompanhou de perto a participação da população afetada diretamente pelo empreendimento. Além disso, os técnicos fizeram uma vistoria na área indicada pela empresa para a ampliação. O supervisor do Núcleo de Impacto Ambiental da Semace, Ivan Botão, classificou a audiência como válida para fins de licenciamento ambiental.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov