12 veículos autuados no interior do Estado por emitirem fumaça negra

17 de março de 2014 - 15:00

17/03/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra no interior do Estado. As ações aconteceram entre os dias 10 e 14 de março, nos municípios de Umirim, Canindé, Ubajara, Sobral e Baturité. Dos 694 veículos vistoriados no total, 12 foram autuados por emitirem fumaça preta acima do permitido.

O programa objetiva minimizar a poluição atmosférica gerada pelo sistema de escapamento dos veículos movidos a diesel. Durante a ação, a Semace promoveu um trabalho de conscientização com os motoristas sobre a importância da manutenção de seus veículos para que os mesmos estejam adequados às normas estabelecidas.

A vistoria é realizada através de medição feita na escala de Ringelmann Reduzido. Nesta escala, as cores variam do cinza claro ao preto. As emissões de 20 e 40%, relativas às cores mais brandas, estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.

Durante os cinco dias de fiscalização nos referidos municípios a Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Suiany Rocha
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov