Semace realiza resgate de tartaruga marinha no rio Pacoti

18 de fevereiro de 2014 - 16:13

18/02/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou na manhã do último sábado (15) o resgate de uma tartaruga marinha no rio Pacoti, no município do Eusébio (localizado a 18 km de Fortaleza). A ação contou com a participação de Tiago Bessa e Roberto Cavalcante, da Diretoria de Fiscalização (Difis), e Flávia Prado, da Diretoria Florestal (Diflo) da autarquia.

A Semace foi contactada pela fiscalização da Autarquia de Meio Ambiente de Eusébio (Amma) após uma tartaruga verde da espécie Chelonia mydas, de aproximadamente 80kg, ser encontrada por pescadores às margens do rio em estado bastante debilitado.

Após os procedimentos de resgate, a tartaruga foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde ficou sob os cuidados de veterinários do Instituto e da Semace.

Ainda não se sabe o motivo do desvio de rota do animal marinho. Na última segunda-feira (17), a tartaruga foi levada a uma clínica veterinária e passou por exames laboratoriais para identificação de possível ingestão de resíduos impróprios ou outras patologias.

Na manhã desta terça-feira (18), o animal foi encaminhado à base do Tamar, em Itarema, onde deve ficar sob cuidados até estar em condições de ser reintroduzida ao mar.

Parceria Semace e Ibama

As ações conjuntas entre Semace e Ibama fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica para Gestão Compartilhada dos Recursos Faunísticos (ACT) assinado no último dia 5 de setembro no Gabinete da Presidência do Ibama, em Brasília, e segue as definições da Lei Complementar 140.

“É importante essa união de esforços entre os órgãos ambientais e a sociedade de modo a viabilizar o resgate desses animais com uma maior agilidade, levando em consideração a importância do fator tempo”, ressalta o diretor de fiscalização da Semace, Tiago Bessa.

Disque Natureza

Para contactar a Semace a respeito de animais silvestres e irregularidades ambientais em todo o Estado, a autarquia disponibiliza o Disque Natureza, através do número 0800-275-2233. O canal de comunicação pode ser acessado de segunda a sexta, das 8h às 17h. A ligação é gratuita e todos os dados pessoais são mantidos em sigilo.

Felipe Martins
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov