Semace multa 25 carros no Cariri por emissão de fumaça em excesso

25 de fevereiro de 2014 - 12:03

25/02/2014

Na primeira operação de 2014, na região do Cariri, o Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), vistoriou 425 veículos e autuou 25 por excesso de emissão de material particulado oriundo do sistema de escapamento dos carros movidos a diesel. As blitze aconteceram entre os dias 18 e 20 do corrente mês, nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente.

No primeiro dia de fiscalização passaram pela blitz 140 carros, que resultaram em seis autos de infração. Em Juazeiro do Norte, esses números cresceram para 142 vistoriados e nove multados. Já no último dia de ação, em Crato, a quantidade de automóveis monitorados foi de 143, com sete autuados.

Para realizar a medição da intensidade de fumaça expelida pelo veículo, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco índices colorimétricos, que representam o grau de poluição. Na oportunidade, é feita uma comparação da cor do material lançado pelo carro na atmosfera com a cartela da escala. Quando constatado que a fumaça está semelhante aos dois primeiros níveis, o automóvel é liberado. Porém, se a cor apresentada for parecida com o três último, é aplicada uma multa.

Nos casos em que o veículo é apresentado à Semace para uma nova vistoria, dentro do prazo de 15 dias a contar da autuação, e é comprovada a adequação aos padrões estabelecidos pela legislação, a multa é reduzida em 50% do valor original.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Facebook: semace.gov
Twitter: @Semace