Coema aprova três pareceres técnicos da Semace

14 de fevereiro de 2014 - 16:44

14/02/2014

Na tarde da quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), aprovou, por unanimidade, três pareceres técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos no estado do Ceará. A 226ª reunião ordinária do Coema ocorreu no auditório Régia Nântua da autarquia e foi presidida pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, e o vice-presidente e superintendente da Semace, José Ricardo Araújo.

Na ocasião, o colegiado discutiu e aprovou os pareceres da “Fábrica de Cimentos Unidade Sobral II”, de interesse da Votorantim Cimentos N/NE S/A, no distrito de Aprazível; “Complexo de Energia Eólica Santa Mônica”, atendendo a empresa Tractebel Energia, em Trairi; “Obra de Duplicação, Adequação e Melhoramentos da Rodovia CE 187”, no trecho Tianguá a São Benedito, do Governo do Estado, via Secretaria do Turismo do Estado (Setur CE). Antes da aprovação, os membros do Conselho assistiram as apresentações dos projetos explanadas por técnicos de consultorias ambientais.

Durante o momento, o presidente do Conpam, Bruno Menezes, ressaltou sobre a importância da pauta relativa à duplicação da rodovia CE 187, no trecho Tianguá a São Benedito, para o Estado do Ceará. De acordo com ele, trata-se de uma obra que beneficiará o desenvolvimento daquela região. Segundo a Setur, a duplicação será feita em dois trechos, sendo o primeiro a partir do entrocamento da BR 222, em Tianguá, até Ubajara, com 25,6 quilômetros (km) de extensão; e o segundo vai até a CE 321, em São Benedito, com 33,14 km e passando também pelo município de Ibiapina.

A fábrica de cimentos da Votorantim irá atuar na extração de recursos minerais (calcário, argila e areia), produção de cimento e produtos do gênero, com capacidade de produção de 5.000 ton/dia e investimentos de R$ 658 milhões. A área do empreendimento situa-se a 28,0 km da sede do município de Sobral.

O complexo eólico contemplará quatro projetos (Cacimbas, Estrela, Ouro Verde e Santa Mônica), que produzirão 102 megawatts (MW) através de 34 aerogeradores. O empreendimento terá capacidade de produzir anualmente aproximadamente 18 vezes mais energia que o consumido em 2011 no município de Trairi.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov