Semace recebe técnicos da Petrobras para discutir emissões atmosféricas

15 de janeiro de 2014 - 10:48

15/01/2014

A Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) recebeu na manhã da última terça-feira (14) técnicos da Petrobras para apresentação dos planos e metas de gestão de emissões atmosféricas para a Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), empreendimento da estatal no Ceará. O encontro aconteceu no auditório Régia Nântua, da autarquia.

O superintendente adjunto da Semace, Arilo Veras, iniciou a apresentação destacando a preocupação e a necessidade da discussão para o desenvolvimento sustentável das áreas de refinaria do Estado. “No caso do Pecém, isso nos preocupa por termos uma série de empreendimentos que no final geram uma significativa quantidade de emissões”, ressaltou.

Os técnicos da Petrobras fizeram uma breve apresentação das resoluções de emissão de gases, ressaltando a adequação da Lubnor à resolução CONAMA Nº 436/2011, que estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos.

O engenheiro de processamento da gerência geral de tecnologia do refino da Petrobras, Daniel Saggese, destacou a eficiência do protocolo de cálculo usado pela estatal, o mesmo usado pela Associação Canadense de Produtores de Petróleo (CAPP – Canadian Association of Petroleum Producers), superior ao protocolo de cálculo usado pelas refinarias americanas.

O objetivo da Petrobras é apresentar um relatório quadrimestral da quantidade de gases emitidos pela refinaria junto à Semace. Para Eugênio Oliveira, engenheiro de meio ambiente da Lubnor, o grande desafio para essa realização é a falta de empresas especializadas no monitoramento das fontes e que atendam as normas EPA/CETESB no Nordeste, sendo assim necessária a licitação junto à autarquia para contratação de empresas do eixo Rio-SP.

“Nada mais oportuno do que a gente começar a estreitar os laços de troca de conhecimentos entre os órgãos regulamentadores e a empresa, visando uma melhor gestão ambiental”, comentou a engenheira de meio ambiente da Lubnor, Eveline Queiroz, ressaltando a construção da Premium II, refinaria de grande porte, que será instalada em breve no Estado.

Saiba mais

A Refinaria Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo e terá escala mundial, com produção de 300 mil barris por dia, produzindo diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque. Os seus produtos possuirão a qualidade prêmio, ou seja, seguem as especificações internacionais, que são de baixíssimos teores de enxofre, daí a designação de Premium.

Uma faixa de dutos, com extensão prevista de 11 quilômetros, ligará a Refinaria Premium II ao Porto de Pecém. O investimento recebido será de US$ 11 bilhões. A produção de derivados será, principalmente, diesel e QAV (combustível de avião). Cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com a instalação da refinaria.

Felipe Martins

*Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado