Projeto de loteamento em São Gonçalo do Amarente é apresentado em audiência pública

16 de janeiro de 2014 - 15:52

16/01/2014

O projeto e o estudo ambiental do loteamento Village Viva Pecém foram apresentados à população de São Gonçalo do Amarante durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (15), no distrito de Croatá, local onde o empreendimento pretende se instalar. O momento integra o processo de licenciamento ambiental, de responsabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que presidiu a reunião.

O arquiteto e urbanista Fausto Nilo foi quem apresentou o projeto do loteamento ao público presente. De acordo com Nilo, o empreendimento está dividido em quatro vizinhanças, que contarão com espaços para indústrias, comércios, serviços à população e, é claro, lotes voltados para a construção de residências.

A área do terreno é de 468,14 hectares (ha). Desse total, 148,14 há será de área verde não urbanizada e outros 46 estarão inseridos em áreas de preservação permanente. A estimativa dos responsáveis é que a população no local chegue a superar 38 mil habitantes e possa gerar 6.000 empregos, através das indústrias, comércios, serviços e escritórios.

O Relatório de Impacto Ambiental do projeto foi apresentado por Danilo Saraiva, representante da consultoria ambiental responsável pela elaboração do estudo. O trabalho foi realizado analisando as questões físicas, bióticas e socioeconômicas da área do loteamento e diretamente afetada por sua implantação.

Com relação aos impactos ambientais, foram impactos identificados ou previstos 146 para a área de influência funcional do empreendimento. Desses, 84 são considerados benéficos e 62 classificados como negativos. Contudo, para mitigar e minimizar esses impactos adversos, o estudo ambiental traz um série de planos de monitoramento e mitigação a serem desenvolvidos.

Representando a Semace e presidindo a audiência esteve o gestor ambiental Wilker Sales, que, ao fina, classificou a audiência como válida para fins de licenciamento ambiental. Além de Sales, toda a equipe responsável pela analise do estudo ambiental e elaboração do parecer técnico esteve presente.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov