Projeto de gerenciamento eletrônico de documentos é apresentado para técnicos da Semace

22 de janeiro de 2014 - 14:11

22/01/2014

Na manhã desta terça-feira (21), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apresentou para técnicos da casa o projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, promovido pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e a empresa vencedora do certame que realizará este serviço, TCI BPO. Na ocasião, o superintendente José Ricardo Araújo, abriu a apresentação, ressaltando a importância do projeto e os benefícios esperados para a autarquia.

Antes das explanações dos gestores da TCI BPO, o diretor da Ditec, Luiz Correia, falou sobre a importância do projeto, licitado recentemente pela superintendência, que tem como objetivo digitalizar os documentos e mapear todos os fluxos de processos existentes na autarquia. “Trata-se da virtualização de documentos, que permite a substituição do papel por informação digitalizada. A implantação do projeto é uma mudança de cultura”, destacou Correia.

Ainda segundo ele, o projeto passará por quatro etapas: o da virtualização, com a digitalização dos documentos; o do mapeamento dos fluxos dos processos; e guarda dos documentos, estes sendo realizados pela TCI BPO, além do desenvolvimento do sistema, a ser realizado pela Ditec, que permitirá a tramitação interna dos documentos através do sistema Natuur.

Dentre os benefícios apontados pelos gestores da TCI BPO, o GED irá reduzir os custos envolvidos com a impressão de papel e a área utilizada com a guarda de documentos, permitindo a organização dos processos e a segurança total dos acervos. O GED, que facilitará uma abordagem disciplinada para monitorar e melhorar processos, é referência nacional e utilizado em alguns órgãos públicos e empresas privadas.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
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