Petrobras solicita licença de instalação para a construção da Refinaria Premium Ceará II

24 de janeiro de 2014 - 11:22

24/01/2014

Na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a tarde de ontem (23) ficou marcada por um momento histórico para o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará, com a visita de técnicos da Petrobras do Rio de Janeiro e a gerência local do projeto da Refinariam Premium Ceará II, que deram entrada na Licença de Instalação (LI) do referido empreendimento, localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. Na oportunidade, eles foram recebidos pelo superintendente adjunto, Arilo Veras, e a diretora de Controle e Proteção Ambiental, Magda Kokay.

A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo. De acordo com a Petrobras, a produção da refinaria deve chegar a 300 mil litros de barris por dia, com investimento de US$ 11 bilhões. A produção de diesel irá beneficiar o mercado brasileiro, atendendo também a demanda de exportações, além da geração de cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

A LI emitida pela superintendência permitirá a implantação do empreendimento de acordo com o projeto apresentado pela Petrobras. Nessa fase do licenciamento, a empresa poderá construir as instalações da Refinaria e as obras de controle de impactos ambientais, adotando medidas mitigadoras conforme a legislação ambiental.

A reunião contou com as presenças dos gerentes da Premium Ceará: Raimundo Barroso Lutif (Relacionamento Externo), André Pinhel (Licenciamento) e Daniel Pordeus (Relacionamento Externo).

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov