Fiscais ambientais da Semace se reunem com gestores das unidades de conversavação estaduais

27 de janeiro de 2014 - 11:44

27/01/2014

Fiscais ambientais da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintedência Estadual de Meio Ambiente (Semace) reuniram-se na última sexta-feira (24) com gestores das unidades de conservação (UCs) do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) para apresentar novos grupos e propostas de atividades integradas entre os órgãos para o ano de 2014.

A meta para este ano é realizar um diagnóstico situacional das UCs estaduais a fim de propor um plano de ação fiscalizatório, com adoção de medidas preventivas e corretivas. “A nossa ideia é trabalhar com cada unidade de conservação de modo que cada uma seja contemplada com um plano de ação fiscalizatório”, afirmou Leonardo Borralho, fiscal integrante do Grupo de Unidades de Conservação, responsável pelas ocorrências nas UCs.

Para garantir o trabalho mais célere e efetivo das fiscalizações nessas áreas, os fiscais da Semace solicitaram o apoio dos gestores das UCs através do monitoramento, denúncias de flagrantes e relatórios específicos. O objetivo, enfatizou o diretor de fiscalização da autarquia, Tiago Bessa, é aproximar as relações entre a fiscalização da Semace e a gestão das unidades de conservação estaduais. “Buscar essa proximidade com vocês gestores para que a gente faça um trabalho mais eficiente”.

Saiba mais

Com o intuito de facilitar as operações e aumentar a celeridade, a Semace dividiu os fiscais em sete grupos temáticos de ocorrências: recursos florestais, fontes poluidoras, fauna, restauração ecológica, unidades de conservação, zona costeira e recursos hídricos e minerais.

Para denúncias de crimes ambientais em todo o estado, a Semace disponibiliza o Disque Natureza, através do número 0800-275-2233. O canal de comunicação pode ser acessado de segunda a sexta, das 8h às 17h. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma sigilosa.

Felipe Martins
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov