Semace autua 13 carros no combate à poluição atmosférica

16 de dezembro de 2013 - 16:16

16/12/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou quatro blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra no interior do Ceará. As ações aconteceram no período de 10 a 13 de dezembro, nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Russas e Aracati, respetivamente.

Ao todo, 559 veículos foram vistoriados pela equipe da autarquia. Desses, 13 acabaram recebendo uma multa no valor de R$ 1.328 por estarem emitindo fumaça acima do permitido. As blitze do programa têm como finalidade minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de material particulado oriundo dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel.

Para realizar a vistoria no carro e saber a intensidade de fumaça emitida pelo escapamento, a equipe da Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, o técnico da Semace faz uma comparação visual da tonalidade do material particulado expelido pelo escapamento com o da cartela.

No caso em que a fumaça apresenta cor mais branda, o automóvel está dentro dos padrões estabelecidos, que é 20 ou 40% na escala. Porém, se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois está entre os percentuais de 60, 80 e 100%, proibidos pela legislação.

Além do trabalho fiscalizatório, a Semace busca conscientizar os responsáveis pelos carros de que a manutenção do veículo é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

Apoio

A Semace contou com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) durante as blitze nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte e Aracati. Em Russas a ajuda foi da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov