Sistema de Atendimento Online da Semace passa por mudança para facilitar seu uso

12 de novembro de 2013 - 14:41

12/11/2013

A partir do dia 14 de novembro as mudanças realizadas no Sistema de Atendimento online – Natuur da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) já estarão em vigor visando facilitar ainda mais a utilização da ferramenta pelos usuários dos serviços da autarquia. As principais alterações são em relação aos tipos de requerimentos e de processos requisitados pelos interessados, que foram divididos para facilitar o atendimento.

Um novo tipo de requerimento estará disponível para ampliar o leque de serviços oferecidos pelo Natuur Online. Trata-se do “Requerimento de Análise”. O manual foi atualizado e agora contém todas as funcionalidades que o sistema oferece.

A principal alteração feita foi que ao escolher o tipo de requerimento o Natuur exibirá uma segunda lista, na qual o interessado deverá marcar o processo a ser requerido. Após este passo, o usuário poderá escolher na terceira lista que é exibida uma modalidade de processo, que pode ser renovação, regularização, dentre outros. A quarta lista exibida deve ser selecionada para os casos onde um detalhamento maior se faz necessário para que o processo tramite mais rapidamente.

Algumas ações também foram incorporadas ao manual. São elas: Os passos necessários para realizar o “Requerimento de Análise” e o “Agendamento” com os novos tipos de processos; como o usuário poderá acompanhar o seus processos; e a “Declaração de Conformidade”, utilizada quando o interessado está isento de licenciamento ambiental por atender aos requisitos da Resolução Coema 04/2012. Ressata-se, nesse caso, que a atividade fica sujeita a fiscalização e multa se for detectada alguma irregularidade dos dados informados com os constatados.

Todos estes passos estão descristo nos manuais abaixo e no sistema Natuur Online (Sistema de Atendimento) em nosso site.

Manual do Sistema de Atendimento para o consultor
Manual do Sistema de Atendimento para o interessado

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov