Semace participa de coletiva sobre Operação Mata Fresca III

26 de novembro de 2013 - 14:42

26/11/2013

Na tarde desta segunda-feira (25), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da coletiva de imprensa promovida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) sobre resultados da Operação Mata Fresca III. Na ocasião, representando o presidente do Conpam Bruno Menezes, o titular da Semace José Ricardo Araújo fez a abertura do evento, destacando a importância do assunto e do trabalho realizado pelas instituições envolvidas.

Em sua terceira edição, a Operação é uma iniciativa coordenada pelo Conpam em parceria com órgãos vinculados na execução de uma política integrada de regulação do comércio e uso de agrotóxicos no Estado do Ceará. A ação tem como objetivo fiscalizar: a comercialização e armazenamento de agrotóxicos em estabelecimentos comerciais, o uso do componente em propriedades rurais, o descarte inadequado de embalagens e as condições de trabalho ligadas à aplicação do produto.

Durante a coletiva, os técnicos Flávio Rêgo (Conpam) e Daniel Aguiar (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri) fizeram apresentações sobre a Operação, mostrando os benefícios da ação, resultados e aspectos de alguns estabelecimentos e propriedades rurais em relação ao uso indevido de agrotóxicos.

A Operação Mata Fresca III alcançou nove estabelecimentos comerciais e 21 propriedades rurais das cidades de Acaraú, Marco e Bela Cruz, de 18 a 22 de novembro. Ao todo, a ação contabilizou 89 autuações nas 21 propriedades rurais e 21 autuações nos estabelecimentos comerciais. Todas as propriedades visitadas tinham irregularidades.

Na Semace, esse trabalho é realizado pela Diretoria de Fiscalização (Difis). Dentro dessa área de ação, compete à superintendência a autorização sobre a produção, distribuição, comercialização, armazenamento e descarte dos agrotóxicos, seus componentes e embalagens. A autarquia tem a função de embargar os estabelecimentos que desrespeitem as normas relativas a essas competências. A aplicação dessas substâncias no campo é fiscalizada pela Adagri.

Além da imprensa local, participaram do evento: a procuradora do Ministério Público Vanja Fontenele, o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental coronel Cláudio Mendonça, o diretor da Difis Tiago Bessa e fiscais ambientais, representantes do Conpam, Adagri e da Secretaria da Saúde do Estado.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov