Blitze de combate à fumaça negra flagram 19

11 de novembro de 2013 - 13:53

11/11/2013

Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú foram os municípios escolhidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no período de 5 a 8 de novembro, para realizar blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra. Ao todo, 560 carros passaram pela vistoria da autarquia. Desses, 19 estavam emitindo fumaça acima do permitido e acabaram recebendo uma multa no valor R$ 1.328.

O objetivo da Semace ao promover essas blitze é minimizar a poluição atmosférica oriunda do sistema de escapamento dos veículos movidos a diesel. Para saber se o automóvel está poluindo acima doo permitido ou não, a equipe da Superintedência faz uma medição através da escala de Ringelmann Reduzido. Essa é constituída por cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40%, relativas às cores mais brandas, estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.

A multa aplicada pode ser reduzido em 50%. Para isso, o responsável pelo veículos irregular pode levar o carro regulado à sede da Semace, dentro do prazo de 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o benefício é concedido.

A Semace contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) em Fortaleza e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nos municípios de Aquiraz e Maracanaú.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov