10 carros autuados em Fortaleza por excesso de fumaça

18 de novembro de 2013 - 14:40

18/11/2013

No período de 12 a 14 de novembro, em Fortaleza, 10 carros foram autuados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) por estarem poluindo acima do permitido pela legislação. As autuações ocorreram durante blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, que, ao todo, vistoriou 422 automóveis nos três dias. As avenidas escolhidas pela autarquia para realizar as fiscalizações foram Osório de Paiva, Vicente de Castro e José Bastos, respectivamente.

O objetivo da Semace ao promover essas ações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel, através do sistema de escapamento. Para monitorar a intensidade de fumaça negra emitida, a autarquia utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, que contém cinco níveis colorimétricos, variando do cinza claro ao preto total.

O teste é feito visualmente. Na ocasião, o técnico da Semace compara a cor da fumaça expelida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de escuridão na fumaça, o carro recebe um auto de infração com uma multa.

Apoio

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) colaborou com a Semace organizando o fluxo dos veículos durante os três dias de blitze.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov