Semace presente no III Seminário da Carnaúba do Pólo do Baixo e Médio Jaguaribe

7 de outubro de 2013 - 14:00

07/10/2013

Nos dias 3 e 4 deste mês, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou do III Seminário da Carnaúba do Pólo do Baixo e Médio Jaguaribe, ocorrido nos municípios de Itaiçaba e Jaguaruana. O evento foi promovido pela Câmara Setorial da Carnaúba, Memorial da Carnaúba e governos municipais das referidas cidades, tendo como objetivo discutir a situação atual da espécie no Estado do Ceará, sobretudo no Baixo e Médio Jaguaribe.

Na ocasião, a gestora ambiental Cecília Amaral representou a autarquia e junto aos demais participantes debateu sobre a temática em questão. Também estiveram presentes representantes de diversas instituições públicas e privadas, tais como: Ministério do Desenvolvimento Agrário do Ceará (MDA),  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba do Ceará (Sindicarnaúba) e Banco do Brasil.

Das discussões do seminário deverá ser elaborada a Carta da Carnaúba, documento contendo um diagnóstico da situação atual e propostas para a resolução dos problemas enfrentados pela espécie e pelos atores das cadeias produtivas para as quais esta é o insumo principal.

Saiba mais

Com o crescimento desordenado de diversas atividades econômicas na região, tais como a carcinicultura e a indústria cerâmica, vem diminuindo a quantidade de exemplares da carnaúba na região, afetando a cadeia produtiva da cera de carnaúba, do artesanato, entre outros produtos que utilizam a espécie como insumo. Tal situação tem preocupado os atores das referidas cadeias produtivas e também os demais moradores da região, para os quais a espécie representa desde sempre um importante papel.