Projeto e estudo ambiental do Arco Metropolitano de Fortaleza são apresentados em audiências

10 de outubro de 2013 - 15:08

10/10/2013

O projeto do Arco Metropolitano de Fortaleza e seu Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) foram apresentados durante a realização de audiências públicas em Guaiúba (8) e São Gonçalo do Amarante (9). As reuniões fazem parte do processo de licenciamento ambiental da obra. Na ocasião, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) por ser o órgão licenciador foi quem presidiu.

A obra é de interesse do Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER). De acordo com o projeto, essa será a primeira autoestrada do Ceará, não havendo nenhum cruzamento desde o seu início, na rodovia BR-116 entre os municípios de Pacajus e Chorozinho, até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Além dos dois municípios já citados, o Arco Metropolitano passará por Guaiúba, Palmácia, Maranguape, Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Segundo Epitácio Lima, representando a empresa projetista da obra, a extensão total da via será de 108,7 quilômetros, com duas faixas de tráfego de 3,5 metros em cada sentido, acostamento de 2,5 m e mais 1 metro de faixa de segurança. A construção de viadutos e pontes também está planejada. Lima informou que o Arco foi projeto pensando no tráfego de veículos pesados daqui a 10 anos.

Com relação aos impactos ambientais, Marcelo Guimarães, integrante da equipe que elaborou o estudo ambiental, informou que a maior intensidade de ações degradadoras se concentram mais no período de implantação da obra, mas que para minimizar essas agressões uma série de planos de controle e de mitigação foram criados.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov