Projeto de reforma e ampliação do VLT de Sobral é apresentado em audiência pública

23 de outubro de 2013 - 15:12

23/10/2013

Na manhã desta terça-feira (22), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), presidiu audiência pública em Sobral a respeito do licenciamento ambiental do projeto de reforma e ampliação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) daquele município. A reunião ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a participação do poder público local, populares, entre outros.

Na oportunidade, os representantes da Ampla Engenharia – empresa responsável pela elaboração do estudo ambiental, Gessivaldo Regino Costa e Euber Vasconcelos, apresentaram os detalhes do projeto e as questões físicas, bióticas e socioeconômicas da área afetada diretamente pelo empreendimento.

Segundo Costa, a obra utilizará boa parte dos trilhos já instalados na cidade pelo ramal ferroviário existente. Ao todo, serão 11 estações. O projeto está sendo planejado para atender uma demanda de 80 mil passageiros diariamente, mesmo esse número não sendo a realidade do município, que ainda é menor.

O estudo ambiental detectou a geração de 38 impactos ambientais, entre positivos e negativos, nas fases de instalação e operação. Porém, os benefícios ultrapassam os prejuízos em todas as ocasiões. Entre os segmentos afetados, quem mais será agraciado é o socioeconômico, especialmente quando o VLT estiver em pleno funcionamento.

O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, informou que o município elaborou um sistema de transporte público que contará com 12 rotas feitas por micro-ônibus, as quais atenderão toda a cidade levando a população diretamente às estações ferroviárias. Arruda disse, ainda, que o itinerário de cada rota foi organizado para que qualquer cidadão se desloque a pé, no máximo, 400 metros – equivalente a quatro quarteirões.

Fhilipe Augusto
Twitter: @Semace