Coema aprova emissão de licença prévia de três aterros sanitários

11 de outubro de 2013 - 15:42

11/10/2013

Na tarde de ontem (10), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, por unanimidade, na 233ª Reunião Ordinária, os pareceres técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) referente às análises dos Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto (EIA/Rimas) dos aterros sanitários consorciados de Milagres, Icó e São Benedito, projetos da Secretaria das Cidades (SCidades). A reunião ocorreu no auditório Régia Nântua da autarquia e foi presidida pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, e o vice-presidente do Conselho e titular da Semace, José Ricardo Araújo.

Os projetos foram aprovados por um total de 19 votos. Antes da votação, foi feita uma apresentação deles por técnicos contratados pela SCidades, que mostraram aspectos como localização das áreas, benefícios e a avaliação dos impactos ambientais.

O aterro de Milagres irá incluir os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Penaforte e Porteiras. Já o de Icó, será formado pelos municípios de Baixio, Cedro, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari e Várzea Alegre. O de São Benedito incluirá os municípios: Carnaubal, Croatá, Ibiapina, Ubajara e Guaraciaba do Norte.

Saiba mais

Nos meses de julho e setembro, a Semace presidiu presidiu audiências públicas referentes aos processos de licenciamento ambiental dos projetos dos aterros de Icó, Milagres e São Benedito, respectivamente. As audiências tiveram como objetivo apresentar os projetos dos empreendimentos e seus estudos ambientais para a população das localidades, esclarecendo dúvidas e recolhendo críticas e sugestões dos participantes.


Ana Luzia Brito

Assessoria de Comunicação
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov