10 carros autuados no Interior

1 de outubro de 2013 - 14:54

01/10/2013

No período de 24 a 26 de setembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Canindé, Ubajara e Baturité, respectivamente. Na ocasião, 421 automóveis foram vistoriados, resultando na autuação de 10 por excesso de fumaça.

Todos os autuados receberam uma multa de R$ 1.328, pois, durante a medição, foi constatado que o índice de fumaça negra expelido era equivalente a 60% da escala de Ringelmann Reduzido. Composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total, a escala indica 20, 40, 60, 80 e 100% de fumaça. As duas primeiras situações são as permitidas por lei.

O objetivo da autarquia ao realizar essas blitze é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel que circulam com o motor desregulado. De acordo com Francisco Oliveira, coordenador do programa, a falta de manutenção nos carros é fator preponderante para que a fumaça fique fora dos padrões adequados e acabe poluindo o meio ambiente e até prejudicando a saúde humana.

Apoio

No primeiro dia de blitz a Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRE). Já em Ubajara e Baturité, foi a vez da Estadual (PRE) auxiliar a equipe da autarquia no controle do tráfego de veículos.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov